segunda-feira, 3 de março de 2014

A lava por si só já é bastante assustadora, não é mesmo? Difícil para nós, brasileiros, imaginar uma matéria a qual nunca vimos pessoalmente, nem sentimos seus estragos de perto.

A lava é o material expelido pelo vulcão quando ocorre a erupção, sendo derivada do magma, material em fusão que se encontra na superfície do planeta. Ela tem uma temperatura que varia entre 600ºC e 1250ºC, sendo capaz de derreter tudo o que encontrar pela frente.

Mas você já imaginou o que acontece quando lava entra em contato com gelo? O gelo que nada mais é do que a água em seu estado sólido, sendo seu ponto de fusão 0ºC.

Foi o que os pesquisadores da Universidade de Syracuse, nos EUA descobriu realizando uma pesquisa chamada de Project Lava (Projeto Lava), na qual fizeram experiências que testemunharam a interação de um fluxo de lava vulcânica em superfícies de neve.

Como fizeram isso? Os cientistas derreteram 300 quilos de rocha basáltica, e em seguida derramaram-na sobre o gelo para conferir o resultado. Assista abaixo o vídeo da experiência:


 Fonte: Super Bizarro
Next
This is the most recent post.
Previous
Postagem mais antiga

0 comentários:

Postar um comentário