domingo, 4 de agosto de 2013

Joanne "Jo" Rowling (Yate, 31 de julho de 1965), também conhecida como J. K. Rowling, é uma escritora britânica de ficção, autora dos sete livros da famosa e premiada série Harry Potter.

 E de três outros pequenos livros relacionados a Harry Potter. Desde criança, Joanne gostava de ler contos como O Vento nos Salgueiros e O Cavalinho Branco. Depois de escrever o livro Harry Potter e a Pedra filosofal, J. K. Rowling escreveu os outros seis livros que a tornaram rica, e capacitaram-na a contribuir com instituições que ajudam a combater doenças, injustiças e a pobreza.

Seus livros, traduzidos para 64 línguas, venderam mais de 450 milhões de cópias pelo mundo todo, e  embora sua fortuna tenha aumentado em cerca de 20% com o lançamento de Harry Potter e as Relíquias da Morte, o último livro da série, e suas respectivas adaptações cinematográficas; É notório, entretanto, como J. K. Rowling afirma veementemente no documentário Um ano na vida de J. K. Rowling, dirigido pelo escritor James Runcie, que, embora possua muitos milhões, não chega a ter um bilhão de dólares.

 Com efeito, o seu património, em 2010, foi avaliado pela Forbes em 815 milhões de euros.10 Em 2011 foi lançado o filme Magia além das palavras, uma biografia não autorizada pela escritora. Em fevereiro de 2012, Little, Brown & Company anunciou que iria publicar o primeiro romance de Rowling para adultos, The Casual Vacancy. Foi publicado em língua portuguesa no último quartil de 2012

0 comentários:

Postar um comentário